Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 16h04 | Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 12h03 | Acessos: 355

O DECEx, responsável por administrar e executar as políticas de ensino e pesquisa no âmbito do Exército, também coopera para a formulação e o desenvolvimento da Doutrina Militar Terrestre, por meio da sistematização da produção científica das Escolas.

Com objetivo de contribuir para esse processo, o DECEX criou, em 2009, a Assessoria de Doutrina (Asse Dout), com as seguintes finalidades:

  • captar, junto às escolas subordinadas ao DECEx, dados e/ou conhecimentos que contribuam para a formulação e atualização da Doutrina Militar Terrestre;
  • orientar a produção científica nos Estabelecimentos de Ensino subordinados de forma a atender às demandas doutrinárias da Força terrestre;
  • contribuir para o processo de formulação e atualização do SIDOMT.

Para cumprir a sua missão, a Assessoria atua com a seguinte estrutura:

Espaço de interação

Ciente da importância da integração entre órgãos, escolas militares, especialistas e pesquisadores para o processo de evolução doutrinária, a Assessoria de Doutrina desenvolveu o Portal da Doutrina Militar Terrestre.

 

Este espaço, voltado ao intercâmbio de ideias e ao levantamento de subsídios, visa ao aperfeiçoamento das concepções doutrinárias. Para isso, oferece ferramentas de comunicação que possibilitam a interação entre os participantes e a troca de informações sobre os diversos Sistemas Operacionais da Doutrina Militar Terrestre – Comando e Controle; Inteligência; Manobra; Apoio de Fogo; Defesa Antiaérea; Mobilidade, Contramobilidade e Proteção; Logístico – e sobre Ciência e Tecnologia.

Outra função do Portal é organizar os trabalhos elaborados pelos alunos das Escolas Militares, assim como fomentar a produção de pesquisas e estudos sobre o tema.

Por sua ascendência técnico-funcional com relação às fontes primárias de produção doutrinária, a Assessoria de Doutrina busca otimizar esforços e melhorar o acompanhamento metodológico, possibilitando o aprimoramento da Doutrina Militar Terrestre.

Fim do conteúdo da página